Notícias

FIFA ENCERRA POLÊMICA E NÃO RECONHECE TÍTULOS 'MUNDIAIS' CONQUISTADOS ANTES DE 2000

site Meu Timão

Agora é oficial: apenas quem venceu o Mundial de Clubes organizado pela Fifa a partir de 2000 pode ser declarado campeão como tal. É o que esclareceu a entidade máxima do futebol, presidida há cerca de um ano pelo suíço-italiano Gianni Infantino, ao jornal Estado.

Em comunicado, a Fifa garante que somente os times que venceram o torneio ao longo dos últimos 16 anos são considerados por ela como oficialmente “campeões mundiais de clubes”. Ou seja, quem faturou outras competições antes do período, por exemplo, o arquirrival do Corinthians, Palmeiras, segue fora da seleta lista.

“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, disse a Fifa, diplomática.

Embora admita o valor dessas iniciativas, a entidade reitera que não pode conceder sua chancela de “oficial” a esses certames. “Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”, sintetiza.

O assunto gera debates frequentes entre torcedores, principalmente entre palmeirenses e corinthianos. O clube da Barra Funda se considera campeão mundial por ter conquistado a Copa Rio de 1951, disputada por Sporting (POR), Nacional (URU), Áustria Wien (AUS), Vasco, Nice (FRA), Juventus (ITA) e Crvena Zvezda Estrela Vermelha (IUG).

O Corinthians, por sua vez, faturou o título de campeão mundial da Fifa em duas oportunidades: 2000, ao derrotar o Vasco da Gama nas penalidades, e em 2012, quando bateu o Chelsea (ING) na decisão por 1 a 0, gol marcado pelo centroavante peruano Paolo Guerrero.